Páginas

HERÓIS DA REVOLTA DOS BÚZIOS SÃO TEMA DA CAMPANHA NOVEMBRO NEGRO 2011

quarta-feira, 9 de novembro de 2011


A campanha Novembro Negro 2011, promovida pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), terá como tema os Heróis da Revolta dos Búzios. Através da Lei Federal 12.391, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e proposta pelo deputado federal Luiz Alberto (PT), Lucas Dantas, Manoel Faustino, Luís Gonzaga e João de Deus foram reconhecidos como heróis nacionais em março deste ano e seus respectivos nomes estão inscritos no “livro de aço” em Brasília, juntamente com o de Zumbi dos Palmares.

Instituído este ano (2011), pela Organização das Nações Unidas (ONU), como Ano Internacional dos Afrodescendentes, os quatro mártires da Revolta dos Búzios são os primeiros negros baianos que entraram para o panteão de heróis da pátria. Ciente de que, após 213 anos, os ideais desses revolucionários ainda continuam norteando as políticas públicas para promoção da igualdade racial, a Sepromi apoiará e promoverá uma série atividades em comemoração ao mês da consciência negra, além de celebrar esse reconhecimento histórico que ficará para posteridade. 

“Precisamos nos espelhar constantemente na contribuição histórica que esses heróis deixaram, afinal, os ideais de 213 anos atrás continuam fazendo parte do nosso projeto político. E é nesta perspectiva que em 2012 a Sepromi vai realizar o Agosto da Igualdade, em que sempre celebraremos o mês da Revolta dos Búzios, como período de grande relevância, assim como o Novembro Negro”, afirmou o secretário de Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio. 

Ainda em novembro, fechando as comemorações deste importante ano, entre os dias 16 e 19, Salvador sediará o AFRO XXI, Encontro Ibero-Americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes, em que está prevista a participação de Chefes de Estado de diferentes nações que têm em sua população uma grande representatividade dos afrodescendentes.

Para acompanhar a programação das atividades do Novembro Negro 2011 é só acessar o site da Sepromi .

0 comentários:

 
UNE Combate ao Racismo | by Marcelo Coelho ©2011