Páginas

Convocatória do III ENUNE 2011

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011


O Brasil após expansão das políticas de ações afirmativas: Desafios e novas perspectivas

A União Nacional dos Estudantes em sua 4ª reunião da diretoria plena da gestão 2009-2011 convoca todas e todos os estudantes negros e negras a participarem do III Encontro de Negros,Negras e Cotistas da UNE (ENUNE) a ser realizado nos dias 20,21 e 22 de maio de 2011 na cidade de Salvador, Bahia.

O ENUNE foi realizado pela primeira vez em 2007 por iniciativa da diretoria de combate ao racismo da UNE e hoje é um fórum permanente da entidade, que tem por finalidade aprofundar as discussões acerca das políticas de ações afirmativas, com perspectivas a garantir o acesso da população afrodescendente ao ensino superior.

A busca por uma sociedade altamente desenvolvida e plenamente democrática passa pela compreensão de que nos dias atuais ainda estão latentes as desigualdades medidas por indicadores étnico-raciais e de gênero, principalmente, no que tange ao acesso às melhores posições no mercado de trabalho e ao ensino superior brasileiro.

Percebemos que a universidade brasileira, mesmo tendo como princípio ser um espaço de disseminação do saber e de comprometimento com os valores democráticos, guarda em si uma grande contradição quando a analisamos e observamos seu caráter elitista e reprodutora da hierarquia sócio-econômica. Trata-se de um processo de reprodução das desigualdades, que estão intrinsecamente ligado à ausência de negros e negras no corpo docente e discente.

No Brasil, a situação de exclusão e discriminação sofrida pela população negra é resultado de um passado escravagista e da consequente não incorporação do negro aos espaços de poder da sociedade brasileira. A UNE encontra nas politicas de ações afirmativas, dentre elas as cotas raciais, um importante instrumento de reparação das desvantagens historicamente sofridas pelo(a)s negros e negras.

Muitas são as experiencias de implementação de ações afirmativas em universidade brasileiras, visando incluir estudantes negros e negras e promover a igualdade de oportunidades e tratamento, assim como compensar perdas provocadas pelo racismo. O III ENUNE tem como objetivo avaliar e compreender os desafios ainda existentes no que se refere à implementação de politicas afirmativas e apontar perspectivas para o seu aprofundamento. Construiremos juntamente com os diferentes atores sociais que discutem a questão racial,o poder público e o(a)s estudantes, uma agenda que aprofunde as politicas públicas com perspectivas de combater o racismo e promover a igualdade no acesso e permanência no ensino superior brasileiro.

A União Nacional dos Estudantes é parceira de primeiro momento dos setores da sociedade brasileira que lutam para corrigir e eliminar as desvantagens e injustiças sofridas pela população negra e a busca por seus direitos. Portanto, convocamos toda a rede do movimento estudantil brasileiro a realizar atividades preparatórias e construir este que é um dos mais importantes fóruns de nossa entidade e um dos mais amplos espaços de organização da juventude negra brasileira.

União Nacional dos Estudantes

12 comentários:

Valquiria ES disse...

Favor divulgar informações de participação e inscrição

Anônimo disse...

Também estou a espera das informações sobre local, inscrição e outras coisas que nos farão mais tranquilos quando sairmos de nossas cidades.

Unknown disse...

me mantenham informados do valor das inscrições
luisfelix_thebest@hotmail.com

Anônimo disse...

olá galera da une... assim como a maioria das dúvidas pertinentes, gostaria de saber mais informações sobre o enune como a programação e as inscrições, valor, local... etc.

Mônica Silva disse...

Também estou aguardando informações tais como local, inscrição e possível alojamento para confirmar minha presença no evento.

Anônimo disse...

Olá galera, coloquem mais informações ai, gostaria de saber o local do evento e o possível valor das inscrições.....

Anônimo disse...

Qual a programação e local?

Anônimo disse...

CADÊ AS INFORMAÇÕES ???????????

Nahan disse...

Gostaria de informações sobre o evento.
Urgente.

Unknown disse...

Por favor, solicito informações sobre a pesso responsável pela organização para ida ao Encontro no Rio de Janeiro.

Beija-Flor disse...

GALERA TODAS AS INFORMAÇÕES ESTÃO NESSE LINK AI : http://unecombateaoracismo.blogspot.com/2011/03/informacoes-e-inscricoes-para-o-iii.html

Unknown disse...

vai ter ENUNE IV?

 
UNE Combate ao Racismo | by Marcelo Coelho ©2011