O livro busca aprofundar o debate sobre as ações afirmativas e apresentar programas que visam garantir o acesso, a permanência e o êxito de negros nas universidades, possibilitando a realização do sonho de jovens que vivem processos estruturais de exclusão.A obra reúne uma coletânea de artigos assinados por oito autores/as que, sob diferentes ângulos, fazem um ensaio crítico sobre o tema das ações afirmativas tendo como fio comum o compromisso teórico e político de encontrar caminhos para a erradicação das desigualdades raciais. Os/as autores/as discutem as metodologias de seleção de pessoas negras nesses projetos; falam da África e da Afro-Ascendência na perspectiva da cultura construída pela matriz banto, que deu uma das mais significativas contribuições culturais para o Brasil.Ações Afirmativas em Educação – Experiências Brasileiras relata experiências concretas, construídas com base no diagnóstico da situação de estudantes negros/as na educação e no conhecimento dos estigmas que marcam a relação estudante negro/escola/professor. Também são abordados o tratamento desigual e a indigência cultural e educacional a que estão expostos os segmentos empobrecidos da população. Desse diagnóstico resulta a formulação de procedimentos que podem ser apropriados por educadores e gestores públicos interessados no avanço da implantação das ações afirmativas para afro-descendentes no BrasilFinalmente, são considerados os principais aspectos da discussão sobre as cotas para negros, especialmente o falso dilema sobre quem é negro no Brasil. Segundo os autores e autoras, quando se trata de garantir direitos, a pessoa negra se desvanece na decantada miscigenação racial brasileira.
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AÇÕES AFIRMATIVAS EM EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS (3A EDIÇÃO)
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
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