Páginas

Abdias Nascimento concorre a Nobel da Paz

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010


Abdias Nascimento incluiu um novo hábito em sua rotina diária: na hora do jantar dedica-se à leitura das correspondências e mensagens que chegam de várias partes do mundo, manifestando apoio à indicação de seu nome para o Prêmio Nobel da Paz.
“Ele está muito emocionado”, conta a esposa de Abdias, Elisa Larkin, ao comentar a perspectiva de um brasileiro negro estar entre os candidatos ao prêmio, entregue anualmente em 10 de dezembro, a pessoas que se dedicam à promoção do bem-estar da humanidade.
O ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, manifestou seu apoio à indicação, assim como os ministros Carlos Lupi (Trabalho), Carlos Minc (Meio Ambiente) e Luiz Dulci (Secretaria Geral). A candidatura foi encaminhada à Fundação pelo diretor do Centro de Estudos das Américas da Universidade Candido Mendes, Clóvis Eugêneo Georges Brigagão.
Aos 96 anos, Abdias é um dos mais respeitados intelectuais do movimento negro. Sua biografia inclui vários prêmios pela dedicação ao combate da discriminação racial. Artista plástico, escritor, poeta, pesquisador, dramaturgo e professor universitário, foi deputado federal e senador com mandato comprometido com os direitos humanos. Para conhecer detalhes de sua trajetória, acesse http://www.abdias.com.br/

0 comentários:

 
UNE Combate ao Racismo | by Marcelo Coelho ©2011