Páginas

Capitalismo e Racismo

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A emergência do racismo voltado contra os negros ocorre com a sociedade capitalista. O vínculo entre racismo e capitalismo data do surgimento do modo de produção capitalista, de forma incipiente e apoiado sob o desenvolvimento do capital comercial, que gerava o predomínio do capital manufatureiro, e a expansão comercial e tráfico negreiro que abriu o caminho para práticas de exploração e opressão racial, que era justificada por ideologias diversas.
Uma vez superada esta fase do capitalismo e abolindo o modo de produção escravista colonial em determinados países, temos a manutenção do racismo através de práticas e discursos discriminatórios que permanecerão até os dias de hoje, com variações dependendo do pais, época e contexto, sendo mais ou menos intenso.
A relação entre divisão de classes e divisão de raças (brancos e negros, no caso em questão) permanece e novas ideologias foram surgindo para reforçar sua existência, até chegarmos ao mundo contemporâneo, onde a idéia de abolição do racismo foi substituída pelo microrreformismo que objetiva apenas vantagens competitivas no interior do capitalismo.

0 comentários:

 
UNE Combate ao Racismo | by Marcelo Coelho ©2011