A SEPPIR, por meio de sua Assessoria Internacional, realiza na próxima semana (de 3 a 6/10) o Seminário Ibero-Americano de Jovens Líderes Indígenas e Afrodescendentes. O evento reunirá em Brasília 70 participantes dos países ibero-americanos, além de representantes jovens de organizações negras e indígenas que fazem parte do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) e integrantes do grupo de trabalho sobre juventude negra e políticas públicas do Conselho Nacional de Juventude (CNJ).
O evento será aberto na terça-feira (3/10) pelo ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, às 18h, no Hotel Mercure (SHN, q. 5, bl. G). Também participam da cerimônia a secretária-adjunta da Secretaria-Geral Ibero-Americana, Maria Elisa Berenguer; o secretário-adjunto da SEPPIR, Eloi Ferreira de Araujo; o secretário nacional de Juventude, Beto Cury; o diretor da Organização Ibero-Americana de Juventude (OIJ), Alejo Ramírez, além de representantes da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), do Ministério das Relações Exteriores, do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM) Brasil e Cone Sul, entre outros.
O objetivo do seminário é e criação de espaços para o intercâmbio e a formação das lideranças de jovens indígenas e afrodescendentes. Os participantes vão discutir, por exemplo, as realidades e tendências das juventudes indígenas e afrodescendentes da Ibero-América; os marcos legais, como a Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas e a Convenção Ibero-Americana dos Direitos dos Jovens. A atuação internacional e as políticas públicas de juventude com perspectiva étnico-racial também estarão em debate.
O seminário conta com o apoio da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), Governo do Distrito Federal, Secretaria Nacional de Juventude, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Fundação Palmares, FUNAI, UNIFEM, OIJ e Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI).
0 comentários:
Postar um comentário