Páginas

quarta-feira, 8 de agosto de 2012


Nota de Celebração da PLC 180/08


A União Nacional dos Estudantes, diante dessa conquista democrática de consolidação de direitos dos/as estudantes e do povo brasileiro, vem por meio desta manifestar o triunfo de uma luta histórica do movimento negro e movimento estudantil pela a aprovação da PLC 180/08 que regulamenta às políticas de ações afirmativas através da reversa de 50% das vagas nas instituições públicas federais aos estudante que concluíram o ensino médio na rede pública, estabelecendo ainda um recorte racial pela proporcionalidade da população negra, indígena e parda de cada unidade da federação.

Acreditamos, que após 13 anos de implementação das cotas raciais na primeira universidade brasileira, a aprovação da PLC 180/08 representa um marco regulamentário e amplia a reparação de um processo histórico de marginalização e afastamento da população negra do ingresso no ensino superior público. Construindo uma nova geração de brasileiros e brasileiras universitários/as mais popular e plural.

As cotas raciais são fundamentais para reverter o quatro de defase da população negra e indígena quando ao alcance da graduação, minimizar os efeitos do racismo e da discriminação racial que ainda opera na vida de milhares de homens e mulheres negras, lesionando seu exercício pleno de cidadania.

Consolidamos as cotas raciais e sócias que materializam os princípios constitucionais e republicanos de igualdade real, timbrados pela nossa Corte Suprema de Justiça, normas do Estatuto da Igualdade Racial (lei 12.288/2010) e Convenções Internacionais. Uma vitória que como nos trás os versos eternizados de Eduardo Oliveira, uma vitória que reescreve a história recompensada pela altivez de quem luta sem destemor para à conquista de um mundo melhor.

A UNE ao lado dos/as estudantes seguirá a passos firmes na construção de uma universidade cada mais democrática, na garantia do acesso e permanência em todos os nível da graduação, lutando pelo empoderamento da juventude através de uma educação qualidade e concretização da democracia.


                                                                                   “O filho do pedreiro vai poder virar doutor”
                                                                                                                          Ex-Presidente Lula



Brasília, 07 de Agosto de 2012.
Diretoria de Combate ao Racismo da UNE


0 comentários:

 
UNE Combate ao Racismo | by Marcelo Coelho ©2011