Páginas

UFRJ acaba com o vestibular. Enem 2011 será a única forma de acesso

segunda-feira, 4 de julho de 2011


O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aprovou nesta quinta-feira a proposta do reitor Aloísio Teixeira para que 100% das vagas do vestibular 2012 sejam preenchidas pelo Enem 2011, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). Além disso, o conselho decidiu aumentar a reserva de vagas destinadas para alunos de escola pública de 20% para 30%. Mas desde que a renda per capita familiar não ultrapasse um salário mínimo (R$ 545).

ENEM:

O coordenador de comunicação do Diretório Central dos Estudantes da UFRJ (DCE Mario Prata) e conselheiro do Consuni, Tadeu Alencar, votou contra a adesão total ao Sisu. Para ele, devido aos problemas dos últimos anos, a decisão seria precipitada. Tadeu ressaltou, entretanto, o aumento do percentual destinado às ações afirmativas.

"Votamos contra a adesão total. Porém, propomos a reserva de vagas de 50% para egressos de escolas públicas. A proposta da Reitoria era 20%, pressionamos, e conseguimos 30%. Somos contra o vestibular tradicional da UFRJ, é um funil muito ruim, mas o Enem/Sisu também não é o modelo ideal. É precipitado dar todas as vagas para o Enem/Sisu, ainda mais pelo histórico de problemas", afirmou.

No vestibular deste ano, a universidade ofereceu 9.060 vagas, sendo que 40% delas foram preenchidas pelo vestibular tradicional, 40% por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) e 20% também pelo Sisu, mas para candidatos optantes pelo sistema de cotas.

Este ano, o Enem será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. A prova é composta por uma redação e 180 questões de múltipla escolha nas áreas de Linguagens; Códigos e suas Tecnologias (incluindo redação); Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Cada prova é composta por 45 itens.

A divulgação dos resultados está marcada para o dia 4 de dezembro. A divulgação do resultado final, com a correção das redações, acontece em janeiro de 2012.

Fonte: Pernambuco.com

1 comentários:

Antonio Kupfer Dalfovo disse...

Parabens a UFRJ, eu sou Universitario Graças ao Enem, e pude ver muita gente que antes nao teria como enfrentar uma universidade, em meio a muita emoçao, fazendo matriculas juntamente comigo.

Viva a um País mais Igualitario.

 
UNE Combate ao Racismo | by Marcelo Coelho ©2011