Páginas

Eldorado (SP) sediará I Encontro Nacional de Turismo em Comunidades Quilombolas. Inscrições já estão abertas.

sexta-feira, 30 de abril de 2010


De 7 a 10 de junho, a cidade de Eldorado, em São Paulo, (SP) receberá o I Encontro Nacional de Turismo em Comunidades Quilombolas. O evento, que tem apoio do Ministério do Turismo (MTur), é organizado pelos ministérios do Meio Ambiente (MMA), da Cultura (Minc), do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Educação (MEC), além da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial(SEPPIR). O Sebrae (SP), a Fundação Palmares e o Instituto Socioambiental também apóiam o encontro, que pretende oferecer um intercâmbio de idéias e experiências entre as comunidades quilombolas, tanto as que já desenvolvem atividades turísticas, como as que possuem potencial para isso. A programação será variada e contará, por exemplo, com a visita aos quilombos de Ivaporunduva e André Lopes. As pré-inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui:
[http://blog.mma.gov.br/turismoquilombola].

O encontro pretende discutir alternativas para o desenvolvimento etnossustentável das comunidades quilombolas que, historicamente, estão localizadas em áreas com importantes recursos naturais. Por conta desse diferencial, esses povoados acabaram se tornando exemplos de sustentabilidade ambiental e de resgate cultural, transformando-se também em regiões com grande potencialidade turística.

O principal objetivo do evento é estimular o debate e a construção de propostas de aprimoramento do turismo sustentável, do ponto de vista da valorização e do fortalecimento da cultura quilombola e de seus produtos específicos, para divulgar, preservar e conservar o seu patrimônio.

1 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo tema

 
UNE Combate ao Racismo | by Marcelo Coelho ©2011