Você está em: Home »Unlabelled » SEPPIR e MCT darão continuidade ao programa PIBIC – Ações Afirmativas
SEPPIR e MCT darão continuidade ao programa PIBIC – Ações Afirmativas
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
O ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, foi recebido em audiência pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, para discutir o programa “PIBIC – Ações Afirmativas”. No encontro, ficou acertada a renovação da parceria na concessão de bolsas de iniciação científica para alunos de universidades públicas que, além de cotas no programa, possuam projetos de ações afirmativas.
O projeto teve início em agosto de 2009, como uma iniciativa da SEPPIR em parceria com o MCT, por meio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e ofereceu 600 bolsas em 47 universidades. Dessas, 548 tiveram seus termos aceitos e estão sendo utilizadas por alunos do ensino superior como uma oportunidade para ampliar a formação técnico-científica. As bolsas do “PIBIC - Ações Afirmativas” só podem beneficiar estudantes cuja inserção no ambiente acadêmico tenha se dado por uma ação afirmativa no vestibular.
O ministro Sérgio Rezende, além de garantir a continuidade do projeto em 2010, comprometeu-se em verificar a possibilidade de ampliação do número de bolsas concedidas. O levantamento da distribuição dos alunos beneficiados será concluído até o final do mês de fevereiro, pelo CNPq, e embasará o planejamento para este ano. Sérgio Rezende também informou que haverá um reajuste no valor do auxílio oferecido.
Com o objetivo de ampliar as oportunidades aos alunos de pós-graduação, os ministros decidiram oferecer bolsas também a estudantes negros de mestrado e doutorado em universidades públicas. Enquanto o CNPq avalia a possibilidade do projeto, os ministros discutiram a extensão da parceria ao Ministério da Educação, por meio de um convite à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a participarem da iniciativa.
O ministro Edson Santos aproveitou a reunião para convidar Sérgio Rezende a participar do “I Simpósio: a população negra na ciência e tecnologia”, que acontecerá de 6 a 8 de abril, na USP – Pirassununga/SP, e já conta com o apoio da SEPPIR.
Coordenação de Comunicação Social/SEPPIR
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário