Páginas

Cotas em Debate no STF

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Em março a UNE participará de audiência pública convocada pelo STF para debater políticas de acesso ao ensino superior.

O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou a lista dos habilitados a participar da audiência pública sobre políticas de ação afirmativa de acesso ao ensino superior, marcada para o período de 3 a 5 de março de 2010. O diretor de Combate ao Racismo da UNE, Cledisson dos Santos Junior (Jacaré), está entre os convidados para a audiência sobre cotas na educação.

No total, 38 especialistas e representantes de instituições envolvidos com o tema participam da audiência convocada pelo ministro do STF, Ricardo Lewandowski, relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 186, que questiona a criação de cotas para negros na Universidade de Brasília (UnB), e do Recurso Extraordinário (RE) 597285, interposto contra a reserva vagas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Em despacho, o ministro Lewandowski explicou que os critérios adotados para a seleção tiveram como objetivos garantir, ao máximo, a participação dos diversos segmentos da sociedade, bem como a mais ampla variação de abordagens sobre a temática das políticas de ação afirmativa de acesso ao ensino superior.

Será a quinta vez na história que a Corte Suprema do país ouve a sociedade civil em audiência pública. O evento será transmitido pela TV Justiça e pela Rádio Justiça e demais emissoras interessadas. Os pedidos para transmissão devem ser encaminhados para a Secretaria de Comunicação Social.

0 comentários:

 
UNE Combate ao Racismo | by Marcelo Coelho ©2011