Páginas

Ancestralidade Africana

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010


Na cultura jeje-nagô a vida não se finda com a morte.Àtúnwa, é o nome dado ao processo divino de existência única: a continuidade da vida.


Olodumarê , o supremo Deus Yorubá no momento do nascimento oferece aos homens um conjunto de forças sagradas que possibilita a vida. São elas:


Ara: o corpo físico vindo da lama.
Ese: elementos do organismo humano.
Okan: coração físico e espiritual - órgão que centraliza o Poder de vida e sede da inteligência, do pensamento e da ação.
Ojiji: essência espiritual.
Emi: o sopro divino de vida.
Ori: a individualidade e a identidade.
Odu: o destino e o caminho a ser percorrido.
Axé: força movimentadora da vida.
Orixá: guardião de cada existência humana.


Todos estes aspectos não morrem...Voltam as suas origens, isto é, ao Orun, pois pertencem a Olorun E só ele pode liberá-las.


Estas forças divinas, animaram os antepassados, os ancestrais, as raízes mães do Axé Orixá, ao partirem do Aiyê e voltam ao Aiyê para animar seus descendentes e discípulos.


Esta é a grande responsabilidade de todos que descendem do axé Oxumarê: dar continuidade na obra de nossos antepassados, Pois todos somos animados pelas forças divinas que um dia Animaram nossos ancestrais.


A ancestralidade confirma a imortalidade, pois a vida continua no orun como ancestrais.
Do Orun a ancestralidade a tudo assiste.


No culto de Orixá, Ancestrais significa:


"aqueles que um dia tiveram a energia de vida no Aiyê e que cuja energia de vida é repassada as novas gerações, garantindo a continuidade da vida e do culto aos Deuses Africanos. "
Como conclusão a vida presente depende da vida passada de nossos ancestrais.
Mojubá.

2 comentários:

Igor de Fato disse...

Dae pessoal!

Parabéns pelo blog. Vamos fortalecer a rede da blogosfera.

Confira no meu blog a agenda dos movimentos sociais em janeiro

10º Fórum Social Mundial descentralizado; 1ª Feira Mundial de Economia Solidária em Santa Maria/RS; e 3º Encontro Nacional de Hip Hop em São Vicente/SP. Juventude, trabalhadores, movimentos sociais contra-hegemônicos construindo "um outro mundo possível".

Leia mais no link: http://igordefato.blogspot.com/2010/01/calendario-de-janeiro.html


Abraço

Ricardo disse...

Parabéns ao segmento negro da UNE que vem fortalecer o movimento estudantil e ajudar no preparo das gerações sucessoras para melhorarem sua rede ancestral e nós todos consciente e envolvidos nisso.

 
UNE Combate ao Racismo | by Marcelo Coelho ©2011