Páginas

III FESMAN - Cultura negra em debate

terça-feira, 31 de março de 2009

Lançamento no Brasil será em 25 de maio, em Salvador, Bahia

Brasília - O presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, esteve em Dacar, no Senegal, na comitiva que acompanhou o ministro da Cultura, Juca Ferreira, na 2ª reunião do Comitê Internacional de Orientação do III Festival Mundial de Artes Negras (Fesman), realizada entre os dias 2 e 4 de março. O Brasil é o convidado de honra deste III Fesman.


Na reunião, que confirmou a data de 1º a 14 de dezembro de 2009 para a realização do festival, estiveram presentes representantes de 80 países que vão participar do evento. O ex-senador e artista plástico Abdias Nascimento foi condecorado pelo presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, com o diploma de Embaixador de Boa Vontade do Fesman.


Infra-Estrutura - O governo do Senegal começa a mobilizar uma grande estrutura para sediar o III Festival Mundial de Artes Negras. O evento será realizado em um espaço de 40 mil metros quadrados, em Dacar, onde serão construídos vários palcos e salas para apresentações de espetáculos culturais e erguidas cerca de mil tendas para abrigar todos os cinco mil artistas convidados. Novos prédios estão sendo construídos e outros reformados, além do treinamento de oito mil técnicos senegalenses para trabalharem na infra-estrutura do festival.


A previsão dos organizadores é de uma participação de 50 mil convidados estrangeiros, além do envolvimento de um público local de cerca de um milhão de pessoas. A cerimônia de abertura do festival está prevista para acontecer na Avenida Central de Dacar (Avennue du Centeneire) e espera-se uma participação popular de 400 mil pessoas.


Edital - Até o mês de julho, a Fundação Cultural Palmares irá lançar edital de seleção para os artistas brasileiros que irão participar dos shows e competições culturais do festival.


Mais no site: www.palmares.gov.br

0 comentários:

 
UNE Combate ao Racismo | by Marcelo Coelho ©2011