Páginas

Luta pela Eliminação da Discriminação Racial: para o racismo nossa tolerância é zero!

quinta-feira, 21 de março de 2013




A União Nacional dos Estudantes celebra essa data fazendo um chamado à reflexão e contive a luta contra o racismo. Um chamado a destruição das barreiras forjadas pelo escravismo e a abolição incompleta que cercearam direitos ainda não amplamente garantidos. Hoje é um dia do chamado a promoção da igualdade racial.

Em dia 21 de março de 1960, vinte mil pessoas protestavam pacificamente, na cidade de Johanesburgo, capital da África do Sul, contra a lei obrigava os/as negros/as a portar cartões de identificação, especificando os bairros e locais, onde lhes eram permitido circular quando os manifestantes foram surpreendidos pela polícia do antigo regime segregacionista do apartheid que atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186.

No dia de hoje celebramos importantes marcos legais na promoção da igualdade racial, como os 10 anos da Lei nº 10.639/03 que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras e Africanas; o Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010); a aprovação da constitucionalidade do princípio das ações afirmativas pelo Supremo Tribunal Federal; a recente aprovação da Lei de Cotas, Lei ‘’12.711 de 2012’’, e em especial, celebramos os 10 anos de criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), dentre outros.

Contudo, 50 anos depois do massacre de Johanesburgo, assistimos perplexos a várias formas de discriminação, violência e ódio contra os/as negros/as em todas as partes do mundo, como Brasil o genocídio programado da Juventude Negra, segmento que representa 70,6% das vitimas de homicídio no país. O ódio contra o povo negro, expresso de diversas formas, as vezes mais as vezes menos concentrado, veio a tona no trote de caráter racismo e sexista na UFMG, que agredindo a identidade e materialidade historia do conjunto da população negra: Chica da Silva, mulher lutadora, que se colocou contra o machismo e a escravidão do povo negro símbolo da resistência negra e feminina, referência para a cultura brasileira.

A UNE e o Movimento Estudantil brasileiro não se calarão diante do racismo e qualquer forma de discriminação. O silêncio contribui para a naturalização do preconceito e/ou discriminação raciais presentes dentro e fora da universidade. Repudiamos e manifestamos nossa indignação a esses atos criminosos pelos estudantes veteranos da faculdade de direito da Universidade Federal de Minas Gerais envolvidos. Exigimos que a reitoria da UFMG revele o teor e o caráter ideológico dos trotes aplicados por esses estudantes, apure os fatos e puna os envolvidos.

A UNE luta pela construção de uma sociedade justa e racial e socialmente igualitária, combatendo o racismo e todas as formas de opressões.
A UNE somos nós, somo forçar nossa voz!

 
Valeu Zumbi!
Valeu Chica da Silva!







Cristian Ribas – Diretor de Combate ao Racismo da UNE

1 comentários:

Jama Libya disse...

PQNAB! É lançado o pré-manifesto e estatutos do PQNAB Partido Quilombo dos Negros Afrodescendentes e Brasileiros em 17 estados da ONNQ unidos a inúmeros movimentos e Entidades Negra ativistas e simpatizantes do Brasil que tem um pensamento em comum, o de assumir a responsabilidade e deveres para nossa comunidade e autonomia e conquistas nossos direitos resgatando e redimensionando o poder de nossos valores em favor de nossa comunidade e da nação. Brasil.Viva Zumbi! Brasil.
Para maiores informações e adesões do PQNAB Partido Quilombo dos Negros Afrodescendentes e Brasileiros. pelos e-mails p.qnab@ig.com.br / p.qnab@yahoo.com.br

 
UNE Combate ao Racismo | by Marcelo Coelho ©2011